Audiência pública debaterá a Chacina do Parque Nacional do Iguaçu

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados debaterá, na próxima quarta-feira (12), a Chacina do Parque Nacional do Iguaçu. A audiência pública, proposta pelo deputado Assis do Couto (PT-PR)e aprovada na comissão, acontece no plenário 9 da Câmara e também poderá ser assistida pela internet, na página da comissão e através de um link direto na página do deputado.

chacinadoparqueA Chacina do Parque, que vitimou cinco brasileiros e um argentino, é considerada pela Comissão Nacional da Verdade como um dos episódios mais recobertos de incertezas e mistério até hoje, entre todos os casos de mortes e desaparecidos políticos registrados no período ditatorial. Os restos mortais dos cinco militantes, todos integrantes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) nunca foram encontrados. “Mas temos indícios suficientes para acreditar que estes corpos foram enterrados no Parque Nacional do Iguaçu, às margens da antiga Estrada do Colono”, disse o deputado Assis do Couto, que neste ano é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Autoridades ligadas à promoção de direitos humanos, à Comissão Nacional da Verdade, jornalistas, deputados, e parentes das vítimas foram convidados para participar da audiência pública. A irmã do argentino, Enrique Ernesto Ruggia, já confirmou a participação no evento. Assim como Aluízio Palmar, autor do livro “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?”.

No livro, Aluízio Palmar lembra que já foram realizadas buscas no parque pelos seis desaparecidos. Mas estas buscas foram rápidas e, agora com novas pistas, é preciso sensibilizar o governo para continuar os trabalhos. “Vamos dar mais um passo para esclarecer e sensibilizar o governo a continuar as buscas pelas vítimas da chacina acontecida no ano de 1974″, afirmou.

Para o deputado Assis do Couto, a audiência pública é uma oportunidade de esclarecer um pedaço da história brasileira escondida no Parque Nacional do Iguaçu. “O governo já realizou buscas no parque, utilizando helicópteros, fez escavações e a população nunca foi informada do que, realmente, estava acontecendo. Por isso, esta audiência é uma forma de contar essa história à população e garantir o direito à memória neste ano de 2014, proclamado pela Câmara como o Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade”, reforça.

Fonte- PT na Câmara

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/05/20/audiencia-publica-debatera-a-chacina-do-parque-nacional-do-iguacu/