Sindicato cria GT de resgate da Verdade, Memória e Justiça

memoriaverdadeejustiça Na toada das atividades que refletiram sobre os 50 anos do golpe civil militar de 1964, puxadas pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, pela Comissão Estadual da Verdade do Paraná e da Comissão Estadual da Verdade da Ordem dos Advogados, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região criou o Grupo de Trabalho de resgate da Verdade, Memória e Justiça dos Bancários.

O objetivo do GT é realizar atividades de pesquisa, buscar fontes e reconhecer a história dos bancários que sofreram graves violações cometidas durante a ditadura. Com um forte histórico de lutas sociais e participação cidadão para além de causas meramente economicistas, o Sindicato forneceu grande contribuição à luta dos trabalhadores e da sociedade.

“Muitos documentos ainda precisam ser sistematizados e organizados no acervo do Sindicato, assim como é preciso ir atrás de depoimentos de muitos bancários que contribuíram com a luta sindical nos anos de chumbo e na época da clandestinidade do pós-estado novo, quando muitos sofreram por serem vinculados ao Partido Comunista do Brasil, o PCB”, lembra Marcio Kieller, membro da Comissão Estadual da Verdade – Teresa Urban, vice-presidente da CUT-PR e diretor de Políticas Sociais do Sindicato.

Fonte: SEEB Curitiba

“É fundamental que se levante a história dos heróis bancários que resistiram, mas não deixaram de sofrer com as mãos pesadas das ditaduras do Estado Novo varguista e da ditadura oriunda do golpe civil militar de 1964. Por isso se faz necessária a constituição deste grupo de levantamento histórico e de resgate da memória dos trabalhadores bancários”, reforça Kieller.

Além de Marcio Kieller, o GT é composto pelos dirigentes sindicais bancários Elias Hennemann Jordão, atual presidente da Fetec-CUT-PR, Antônio Luís Fermino, secretário geral do Sindicato, André Machado, diretor de Imprensa do Sindicato e Junior Cesar Dias, diretor de Organização. Ao saber da criação do Grupo de trabalho, o ex-dirigente sindical Sergio Athayde se dispôs a colaborar com os trabalhos e atividades a serem desenvolvidos pelo grupo.

O Grupo deve se reunir nos próximos dias para estabelecer um eixo de trabalho, com elaboração de um cronograma de atividades que possam ser desenvolvidas para dar sustentação aos trabalhos feitos pelas comissões Estadual e Nacional da Verdade.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/05/19/sindicato-cria-gt-de-resgate-da-verdade-memoria-e-justica/