Seja bem vindo!


Caminhos da Resistência


A memória e a verdade, reconhecidos como direitos democráticos e de cidadania inalienáveis, exigem que se conte a real história dos homens e mulheres, de seus feitos e das circunstâncias que os cercaram. Do resgate da memória e da verdade faz parte igualmente o registro dos locais onde ocorreram fatos marcantes na história recente de nosso país.

A história das violações dos direitos humanos no Brasil, particularmente no período ditatorial de 1964 a 1985, pode assim ser contada tendo como elementos os prédios, as calçadas, as ruas, chácaras, estradas, que abrigaram e testemunharam essas ocorrências. De um lado, a história da resistência, às vezes desesperada, porém sempre presente; de outro, os locais onde se tentou, por meio da violência extrema e sistemática, suprimir essa resistência.

A recuperação dessas marcas da memória é uma das tarefas a que se propõe o Fórum Paranaense de Resgate da Memória, Verdade e Justiça.
O presente documento não é, nem pretende ser, definitivo. A memória e a verdade acharão seu caminho num processo longo, custoso e, principalmente, coletivo, do qual queremos, apenas, fazer parte.

Aos homens e mulheres que nos antecederam na luta pelos direitos humanos e contra o arbítrio, a nossa saudação calorosa e fraterna.
logo-forum-transparente

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/caminhosdaresistencia/

Agradecimentos

 Agradecimentos:   Prefeitura Municipal de Curitiba        Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Curitiba        Fundação Cultural de Curitiba        IPUCC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba Secretaria de Estado da Cultura Ministério da Justiça        Comissão de Anistia Universidade Federal do Paraná …

Escrevendo juntos!

Quer ajudar o Projeto Caminhos da Resistência! Se você viveu ou conhece alguém que participou da resistência ao regime militar ou da repressão,  pode ajudar a escrever essa história para que as gerações futuras possam conhecê-la melhor, com mais informações, detalhes, imagens, fatos, locais, nomes, etc. Envie-nos um e-mail para forumverdade@ufpr.br com o relato do fato/evento que …

Livro de visitas

  Deixe sua visita marcada neste espaço de memória registrando-a no espaço abaixo: