A resistência
Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/caminhosdaresistencia/a-resistencia/
Associação dos Professores do Paraná – APP
Localização: Edifício ASA – Centro (à época) Em 1968, a APP promove uma greve com o nome Congresso do Magistério, para iludir a repressão. Em muitos municípios paranaenses, os professores paralisam suas atividades e se dirigem a Curitiba, numa manifestação histórica. Em outubro de 1980, ocorre uma nova paralisação de 22 dias, com uma concentração …
Boca Maldita e Calçadão da Rua XV
Rua XV de Novembro – Centro Boca Maldita: AV. Luiz Xavier – Centro Em 1968, diversas manifestações passaram pela rua XV de Novembro. O calçadão foi inaugurado em 1970; em poucos anos, a rua passou a ser o local privilegiado das manifestações, passeatas, comícios relâmpagos e atos de todo tipo, que geralmente terminavam na Boca …
Campus Reitoria da UFPR e Diretório Central dos Estudantes-DCE
Localização: Entre as ruas XV de Novembro, General Carneiro, Amintas de Barros e Dr. Faivre- Centro O campus que abriga a Reitoria da Universidade Federal do Paraná foi palco de grandes mobilizações estudantis, particularmente entre 1965 e 1968. No ano de 1968, o então reitor da UFPR, Flávio Suplicy de Lacerda, tomou uma decisão: a …
Casa do Estudante Universitário – CEU
Localização: Rua Luiz Leão, 01 – Centro Principal moradia estudantil de Curitiba, contando com um restaurante a preços módicos, a Casa do Estudante Universitário – CEU foi um espaço importante de organização da luta dos estudantes contra a ditadura.
Centro Acadêmico Hugo Simas – CAHS
Localização: Av. Marechal Floriano Peixoto, 524, centro – Curitiba-PR A importância simbólica do CAHS-Centro Acadêmico Hugo Simas reside em ter-se mantido independente mesmo no período em que o regime militar extinguiu os centros acadêmicos e criou em seu lugar os diretórios atrelados. Informação geral: O Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS) é a entidade …
Centro Politécnico
Localização: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210- Jardim das Américas O episódio mais marcante da luta contra a ditadura militar no Paraná completará 46 anos em maio. A ocupação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por estudantes que protestavam contra a cobrança de mensalidades ecoou nacionalmente ao lado do turbilhão de protestos que …
Chácara do Alemão
Localização: Chácara do Alemão- Boqueirão Depois do Congresso da União Nacional dos Estudantes-UNE em Ibiúna (SP), violentamente impedido pelo Exército em outubro de 1968, a entidade ainda tentou organizar congressos regionais nos estados. Em Curitiba, o encontro foi marcado para 17 de dezembro, quatro dias depois do AI-5. Para realizar o mini-congresso, que seria …
Colégio Estadual do Paraná
Localização: Av. João Gualberto, 250 – Alto da Glória As grandes assembleias estaduais da APP e, depois, da APP-Sindicato, foram realizadas no Colégio Estadual do Paraná. Lei de criação do Colégio Estadual do Paraná Informação geral: O Colégio Estadual do Paraná (CEP), conhecido por Colégio Estadual, é um tradicional estabelecimento de …
Diretório Acadêmico Nilo Cairo – DANC
Localização: Rua Ébano Pereira, 116- Centro – Curitiba O DANC, antes chamado Dascisa, foi um espaço marcante na organização das lutas estudantis e populares, particularmente no período de 1978 a 1981. Lá ocorreram as reuniões do Comitê Brasileiro de Anistia e de muitos movimentos sociais, populares e sindicais. O DANC também produzia, com sua gráfica,jornais, panfletos …
Igreja Nossa Senhora de Guadalupe
Localização: Praça Senador Correia, 128 – Centro As pastorais, comunidades eclesiais de base, algumas congregações, bispos, padres e freiras adeptos da Teologia da Libertação tiveram um papel marcante na luta contra a ditadura e pela redemocratização. Em Curitiba, a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe abrigou inúmeras reuniões e atos de entidades como o Comitê …
Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade
Localização: Praça Santos Andrade – Centro Na praça fica o prédio histórico da UFPR, onde funciona o curso de Ciências Jurídicas. Sua localização privilegiada, o grande espaço e as escadarias da UFPR fizeram com que a praça se tornasse o ponto de partida de memoráveis manifestações e passeatas, principalmente a partir de 1975, quando …
Rua XV de Novembro
Em 1968, diversas manifestações passaram pela rua XV de Novembro. O calçadão foi inaugurado em 1970; em poucos anos, a rua passou a ser o local privilegiado das manifestações, passeatas, comícios relâmpagos e atos de todo tipo, que geralmente terminavam na Boca Maldita. Rua XV de Novembro – Centro