Voltar para A resistência

Boca Maldita e Calçadão da Rua XV

Comício relâmpago realizado pelos estudantes na rua XV, em 1968. Foto: Arquivo Público do Paraná.

Comício relâmpago realizado pelos estudantes na rua XV, em 1968.
Foto: Arquivo Público do Paraná.

 

Rua XV de Novembro – Centro

Boca Maldita: AV. Luiz Xavier – Centro

 

Em 1968, diversas manifestações passaram pela rua XV de Novembro. O calçadão foi inaugurado em 1970; em poucos anos, a rua passou a ser o local privilegiado das manifestações, passeatas, comícios relâmpagos e atos de todo tipo, que geralmente terminavam na Boca Maldita. E até hoje é assim.

Entre os inúmeros fatos marcantes que tiveram como palco a Boca Maldita, um merece atenção especial: o comício das Diretas-já, em 12 de janeiro de 1984, o primeiro em todo o Brasil a contar com as principais lideranças nacionais na luta por eleições diretas para presidente da República. Estiveram na praça o presidente  nacional do PMDB, Ulysses Guimarães , os governadores Tancredo Neves (MG), Franco Montoro (SP) e José Richa (PR) e o locutor Osmar Santos.  No dia seguinte, uma multidão semelhante lotou o centro de Porto Alegre. Duas semanas mais tarde, a Praça da Sé, em São Paulo, foi tomada por cerca de 100 mil pessoas. Exausto, atolado na inflação, o regime militar, velho de 20 anos, assistiu por três meses à animação das Diretas-já se espalhar pelo País. Um ato no Rio de Janeiro e outro no Anhangabaú, em São Paulo, reuniram aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Três meses depois, em 25 de abril, a emenda constitucional que propunha eleições diretas foi derrotada no Congresso: precisava de 320 votos e só conseguiu 298. Mesmo assim, estava consolidado o movimento e a população clamava por eleições diretas. Um ano depois do comício de Curitiba, em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves era eleito presidente por um colégio eleitoral. A ditadura acabava.

 

 

Comício das Diretas-já, em 12 de janeiro de 1984. Foto: Gazeta do Povo/Rubens Vandresen.

Comício das Diretas-já, em 12 de janeiro de 1984. Foto: Gazeta do Povo/Rubens Vandresen.

 

Foto: Arquivo Gazeta do Povo/Rubens Vandresen

Foto: Arquivo Gazeta do Povo/Rubens Vandresen

 

Matriz, Curitiba - PR, 80020-020, Brasil

S/N - Centro, Matriz, Curitiba - PR, 80020-010, Brasil

Matriz, Curitiba - PR, Brasil

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/caminhosdaresistencia/a-resistencia/boca-maldita/