Comissão da Verdade cria subgrupos temáticos para agilizar investigações

Os integrantes da Comissão da Verdade, Rosa Maria Cardoso, Gilson Dipp, Maria Rita Kehl e Cláudio Fonteles. Foto: Norton Nohama

A Comissão Nacional da Verdade decidiu criar subcomissões de trabalho, no sentido de dar agilidade ao trabalho de investigação sobre as violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil durante o regime militar. No âmbito de cada uma das três subcomissões, funcionarão grupos temáticos, cada qual sob a responsabilidade de um membro da Comissão.

A subcomissão de “Pesquisa, geração e sistematização de informações” é formada pelos grupos de antecedentes, contexto e razões do golpe militar de 1964 (responsável Rosa Cardoso); mortes, desaparecimentos forçados, ocultação e destruição de cadáveres, tortura e violência sexual (José Carlos Dias e Claúdio Fontelles); estruturas da repressão de estado e seus patrocinadores e apoios, internos e externos (Gilson Dipp e José Paulo Cavalcanti); violação de direitos relacionados à luta pela terra, incluindo populações indígenas, com motivação política (Maria Rita Kehl); Araguaia (Maria Rita Kehl, Claúdio Fontelles, José Carlos Dias); violação de direitos de exilados e desaparecidos políticos fora do Brasil (Paulo Sérgio Pinheiro); e Operação Condor (Rosa Cardoso).Outros grupos temáticos poderão ser criados nesta subcomissão, caso haja necessidade.

A subcomissão de “Relações com a sociedade civil e instituições”, sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Cardoso, cuidará da organização das audiências públicas em todo o país e com as parcerias com as comissões da verdade estaduais e municipais ou de instituições (OAB, universidades etc.). Também fomentará as relações com as organizações da sociedade civil (fóruns e comitês) e com entidades internacionais.
A subcomissão de “Comunicação Externa”, cuja responsável é Rosa Cardoso, cuidará da transmissão ao vivo das audiências, do portal da CNV, do recebimento de denúncias on line e da instalação de uma ouvidoria para que qualquer cidadão possa prestar informações.

Fonte- Fórum Verdade

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/08/02/comissao-da-verdade-cria-subgrupos-tematicos-para-agilizar-investigacoes/