Mais de 40 fóruns, comitês e movimentos da sociedade civil participaram de um evento promovido pela Comissão Nacional da Verdade, nesta segunda-feira, em Brasília. O objetivo do encontro foi estabelecer uma relação entre essas entidades e a CNV, além de uma troca de experiência sobre a mobilização e os debates nos estados.
Quatro membros da CNV estavam presentes: o ex-ministro do STF Gilson Dipp, o ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles, a advogada de presos políticos Rosa Maria Cardoso da Cunha e a escritora e psicanalista Maria Rita Kehl. Representando o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, participaram Norton Nohama e Roberto Elias Salomão.
Os integrantes da Comissão Nacional da Verdade deixaram claro que necessitam do apoio dos comitês e fóruns da sociedade civil para respaldar os trabalhos da Comissão. “A mobilização da sociedade é fundamental”, disse Maria Rita Kehl.
Os membros da Comissão também se pronunciaram sobre as eventuais punições aos responsáveis pelas violações dos direitos humanos durante o regime militar. Embora não seja atribuição da CNV punir, Rosa Maria adiantou que o relatório a ser apresentado pela Comissão deverá incluir a recomendação de se processar torturadores e mandantes. Referindo-se à Lei de Anistia ainda em vigor, Maria Rita foi enfática: “Não foi tudo bem, não está tudo bem, tanto que a política continua torturando e matando, e achando que pode fazer isso impunemente”.
Fonte- Fórum Verdade
[topquark gid=2 action=paint package=Gallery]
Siga-nos!