Fórum da Verdade afirma princípios

Plenária contou com a participação de entidades, partidos políticos e personalidades integrantes do Fórum. Foto: Norton Nohama.

A trajetória do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, iniciada há oito meses, desde a aprovação da Comissão Nacional da Verdade, afirmou e consolidou alguns princípios de sua constituição e atuação.

O Fórum é herdeiro de uma luta que é travada há décadas, desde o período mais sanguinário da ditadura militar. Não inventamos nada, apenas retomamos essa luta num novo momento político. A busca da verdade, memória e justiça é uma bandeira da sociedade brasileira: por isso, nosso movimento é plural, aberto a todas as forças que dele queiram participar.

O Fórum extrai, assim, a principal lição da unanimidade construída em torno da aprovação da Comissão Nacional da Verdade. Esse amplo consenso social, impensável há alguns anos, é um ponto de apoio do qual não podemos abrir mão.

As entidades, partidos políticos e personalidades integrantes do Fórum mantêm suas identidades e projetos próprios, porém se juntam numa luta que é maior que cada um dos participantes.

O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça vem cumprindo seu papel, que só tende a crescer em importância no próximo momento, em que a Comissão Nacional da Verdade inicia seus trabalhos, a Comissão Estadual da Verdade está para ser criada e a Lei de Acesso à Informação produz seus primeiros frutos.

Fonte- Fórum

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/07/15/forum-afirma-principios/