Os Sacerdotes do Povo – Dom Waldyr Calheiros Novaes

Dom Waldyr nasceu em Murici, em Alagoas. (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Dom Waldyr nasceu em Murici, em Alagoas. Ficou conhecido por seu engajamento nas lutas sociais em favor dos menos favorecidos, como o movimento dos posseiros e o movimento sindical, Dom Waldyr jamais negou abrigo e apoio a todos os perseguidos políticos que buscaram sua ajuda. Lutou desde sempre pelos direitos dos trabalhadores e de todos os segmentos oprimidos da população brasileira, estendendo o seu apoio também às lutas de outros povos pela liberdade e pelo fim da exploração econômica da força de trabalho. (Wikipedia)
(Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

[…] As angústias e esperanças do Povo devem ser compartilhadas pela Igreja.  
Dom Paulo Evaristo Arns

 

Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens.
Jacques Le Goff

 

“O documentário “Sacerdote do Povo” foi elaborado e produzido pelo professor, pesquisador e documentarista Erasmo José da Silva, militante e amigo pessoal de Dom Waldyr Calheiros Novaes, bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, que desempenhou importante papel na redemocratização do Brasil durante a ditadura militar. Ele retrata somente uma pequena fatia do importante trabalho do bispo, que ficou conhecido como o “Bispo Vermelho” ou “Sacerdote do Povo”, porque sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores e de todos os segmentos oprimidos da população brasileira, estendendo o seu apoio também às lutas de outros povos pela liberdade e pelo fim da exploração econômica da força de trabalho. Este trabalho foi patrocinado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Sul Fluminense.”

 

https://youtu.be/lw1sMZDBECI

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2016/03/03/os-sacerdotes-do-povo-dom-waldyr-calheiros-novaes/