Fonte: Comissão de Anistia – Ministério da Justiça
Brasília 29/02/2016 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça disponibiliza um acervo online de filmes, documentários e curtas sobre violações realizadas durante a ditadura militar nas plataformas online e gratuitas Videocamp e Youtube. Os filmes disponíveis para download são produzidos ou apoiados pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão.
O objetivo do projeto é promover sessões públicas e gratuitas de filmes, dedicados à memória e à reflexão crítica sobre os regimes de exceção vividos na América do Sul, em especial no Brasil, e seus reflexos no presente.
Entre os filmes disponíveis na plataforma Videocamp estão o documentário “500: os bebês roubados pela ditadura Argentina”, que tem início na em 1976 e se liga à história do Grupo Clamor, sediado no Brasil; “Os Advogados contra a Ditadura”, que relembra, através de depoimentos e registros de arquivos, a ativa participação dos advogados contra as imposições do autoritarismo e na luta pela liberdade; e “Eu me lembro”, sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia que reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas. Basta escolher o filme e clicar na opção “onde assistir” para ter acesso à obra.
No Youtube, ainda podem ser vistos, por exemplo, os filmes “Lua Nova do Penar”; “Vou contar para os meus filhos”; “Nossas Histórias”; “Damas da Liberdade”; “30 anos de anistia” e “Ainda hoje existe perseguidos políticos”.
“Cada vez mais alargamos o alcance social do exercício do direito à memória por meio de produções culturais produzidas e distribuídas gratuitamente. Essa é a vocação pedagogica das ações da Comissão de Anistia visando a afirmação democrática e a não repetição dos erros do passado”, afirmou o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.
Publicações
O espaço virtual da Comissão conta com acervo especializado em anistia política e justiça de transição. O propósito é divulgar a coleção de livros de memórias dos perseguidos políticos; dissertações de teses sobre o período da ditadura e a anistia no Brasil, e de reimprimir ou republicar outras obras e textos históricos e relevantes. Além de ficarem disponíveis sem fins comerciais ou lucrativos, as publicações ainda podem ser distribuídas gratuitamente, durante os eventos como as Caravanas da Anistia.
A central de conteúdo reúne publicações, cartilhas, revistas e legislação para acesso online, produzidos ou apoiados pela Comissão de Anistia e pelas entidades vinculadas. As publicações em texto estão organizadas por assunto e podem ser pesquisadas na ferramenta de busca.
Filmes, documentários e curtas.
Acesse aqui:
http://www.videocamp.com/pt/filmmakers/comissao-de-anistia-do-ministerio-da-justica
https://www.youtube.com/watch?list=PL7UwKVJ6n_6W1OktaXgHtD2xx1W-Cb1c8&v=LMlAg6tNGAg
Publicações disponíveis.
Acesse aqui:
http://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anistia-politica-2
Ministério da Justiça
facebook.com/ComissaodeAnistia
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
divulgacaoanistia@mj.gov.br
(61) 2025-9400/ 9402/ 9471
Siga-nos!