Nos dias 14 e 15 de maio último, a advogada criminalista e professora universitária Rosa Cardoso (membro da extinta Comissão Nacional da Verdade – CNV e coordenadora da mesma no período de maio a agosto de 2013) esteve em Curitiba para um conjunto de atividades com o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça e a Comissão Estadual da Verdade do Paraná.
No dia 14 à noite, foi realizado evento no Sindicato dos Bancários. O evento teve como tema central o debate sobre a parte do relatório da CNV que trata da repressão aos trabalhadores, partidos políticos e sindicatos.
No dia 15, na parte da manhã, um debate com os alunos do curso de direito da UNIBRASIL, abordou os relatórios nacional e estadual sob aspectos relativos à Justiça de Transição e Direitos Humanos e os efeitos da ditadura civil-militar nos dias atuais.

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.
No período da tarde, reunião da Comissão Estadual da Verdade do Paraná teve como foco central o debate sobre a metodologia de trabalho, as estratégias e os resultados obtidos nos relatórios nacional e estadual e a busca de avanços no campo da investigação no âmbito da Comissão Estadual da Verdade do Paraná – CEV-PR, vez que a mesma deverá finalizar seus trabalhos em dezembro próximo. A CEV-PR entregou à sociedade paranaense relatório em dezembro de 2014 e, no ato de entrega, teve seu mandato prorrogado por mais um ano, o que permitirá aprofundar casos investigados e avançar em outros que não compuseram o relatório entregue.

Encontro da CEV-PR e Rosa Cardoso com o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia.
Clique aqui para acessar o Relatório Final da CNV.
Clique aqui para acessar o Relatório da CEV-PR.
Siga-nos!