Justiça de Transição e Direitos Humanos foram alguns dos temas debatidos em palestras e reunião sobre os relatórios da CNV e CEV-PR em Curitiba, nos dias 14 e 15 de maio ultimo.

_MG_9870-r

 

Nos dias 14 e 15 de maio último, a advogada criminalista e professora universitária Rosa Cardoso (membro da extinta Comissão Nacional da Verdade – CNV e coordenadora da mesma no período de maio a agosto de 2013) esteve em Curitiba para um conjunto de atividades com o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça e a Comissão Estadual da Verdade do Paraná.

 

10404446_1016456571712150_6795580253493896294_n

No dia 14 à noite, foi realizado evento no Sindicato dos Bancários. O evento teve como tema central o debate sobre a parte do relatório da CNV que trata da repressão aos trabalhadores, partidos políticos e sindicatos.

No dia 15, na parte da manhã, um debate com os alunos do curso de direito da UNIBRASIL, abordou os relatórios nacional e estadual sob aspectos relativos à Justiça de Transição e Direitos Humanos e os efeitos da ditadura civil-militar nos dias atuais.

 

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.

Reunião da CEV-PR com Rosa Cardoso nas instalações do Ministério Público do Paraná.

No período da tarde, reunião da Comissão Estadual da Verdade do Paraná teve como foco central o debate sobre a metodologia de trabalho, as estratégias e os resultados obtidos nos relatórios nacional e estadual e a busca de avanços no campo da investigação no âmbito da Comissão Estadual da Verdade do Paraná – CEV-PR, vez que a mesma deverá finalizar seus trabalhos em dezembro próximo. A CEV-PR entregou à sociedade paranaense relatório em dezembro de 2014 e, no ato de entrega, teve seu mandato prorrogado por mais um ano, o que permitirá aprofundar casos investigados e avançar em outros que não compuseram o relatório entregue.

 

_MG_9855-r

Encontro da CEV-PR e Rosa Cardoso com o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia.

 

Clique aqui para acessar o Relatório Final da CNV.

Clique aqui para acessar o Relatório da CEV-PR.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2015/05/18/justica-de-transicao-e-direitos-humanos-foram-alguns-dos-temas-debatidos-em-palestras-e-reuniao-sobre-os-relatorios-da-cnv-e-cev-pr-em-curitiba-nos-dias-14-e-15-de-maio-ultimo/