Em nome de familiares de ex-presos políticos, o escritor Aluizio Palmar, responsável pelo início da investigação sobre o massacre do Parque Nacional do Iguaçu e autor do livro “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos” solicitou ao governador Beto Richa a criação do Memorial da Resistência em uma ala do antigo presídio do Ahú, em Curitiba. O pedido foi feito durante o ato de entrega do relatório final da Comissão Estadual da Verdade, nesta segunda-feira,8, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
As celas do presídio do Ahú, tanto as que foram ocupadas por presos políticos quanto aquelas reservadas aos presos comuns (inclusive o “porão”, um dos possíveis locais do Memorial) ainda estão intactas. São uma testemunha muda dos horrores sofridos pelos presos políticos brasileiros
Militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) , torturado e deportado para o Chile, junto com outros 69 companheiros, em troca da liberação do embaixador da Suíça no Brasil,Giovanni Bucher, em 1971, Palmar pediu punição aos militares e torturadores. “Com o relatório, a memória está resgatada! Agora, falta a justiça!”, afirmou.
Fonte- Fórum Verdade
Siga-nos!