Carta de Vila Velha: Rosário registra conquistas e demandas em direitos humanos

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) registrou, em plenário, a aprovação da “Carta de Vila Velha”  no encontro da rede composta por organizações que lutam por memória, verdade e justiça, que ocorreu dias 24 e 25 de maio, no Espírito mariadorosarioSanto.

“Os comitês civis que  integram a Rede Brasil – Memória, Verdade, Justiça, registram na Carta de Vila Velha o reconhecimento pelo progresso já alcançado desde a promulgação da Constituição de 1988 em matéria de direitos humanos, mas avaliam as preocupantes violações aos direitos humanos que são feitas de forma seletiva ainda no País, particularmente contra negros, jovens, a população empobrecida, e  a comunidade LGBTT”, disse.

Esses comitês civis,  acrescentou a deputada do PT, “foram estruturados a partir do momento em que a Presidenta Dilma sancionou a lei que compôs a Comissão Nacional da Verdade como uma forma de participação direta da sociedade brasileira para a busca da justiça, para o conhecimento da nossa própria história”.

Ainda, de acordo com Maria do Rosário, os comitês levantam a necessidade de revisão da Lei de Anistia, “destacando  a importância no período em que ela foi conquistada, mas que o novo momento da história do País demonstra a sua inadequação pelo Estado ter se auto anistiado diante dos crimes praticados pela ditadura militar”, frisou a petista.

Fonte- PT na Câmara

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/06/03/carta-de-vila-velha-rosario-registra-conquistas-e-demandas-em-direitos-humanos/