Militar diz que viu Stuart Angel ser torturado na Base Aérea do Galeão

stuartangelA Comissão Estadual da Verdade do Rio ouve nesta segunda-feira (12), no centro da capital fluminense, ex-militares e parentes de militares da Aeronáutica perseguidos durante a ditadura militar (1964-1985).

O primeiro a prestar depoimento nesta manhã foi o ex-soldado da Aeronáutica José Bezerra da Silva, que serviu na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio.

Segundo Bezerra da Silva, a “República do Galeão” foi um dos pontos de tortura no regime militar. Advogado, José Bezerra da Silva disse ter visto Stuart Edgart Angel, filho da estilista Zuzu Angel, ser torturado.

“Ele não suportou respirar o gás do cano de escapamento do jipe dos militares. Quatro militares contra ele. Fui reclamar e acabei torturado. Os militares que não concordavam com o regime foram perseguidos pelos oficiais da Aeronáutica”, disse Bezerra da Silva.

José Bezerra da Silva serviu na Base Aérea do Galeão de 1971 a 1979. Segundo ele, no local havia três pontos de tortura. Um deles, no subterrâneo da base. Bezerra da Silva conta que para essas celas eram levados políticos ou pessoas conhecidas pela sociedade.

“Quem ia para o subterrâneo recebia as mais graves torturas. Os militares que discordavam iam para o presídio disciplinar sendo expostos a torturas também”, conta, lembrando ainda que militares do serviço de inteligência e do Dops (Departamento de Ordem e Política Social) chegaram a ir a sua casa ver o que ele lia e como vivia.

“Só via aqueles Opalas cinza e bege entrando na base conduzindo pessoas com o rosto coberto. Éramos orientados a não abrir as malas dos carros.

O Cisa (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica) era a Gestapo dentro da Força”, conta numa referência ao grupo de inteligência da Aeronáutica, extinto em 1988, e comparado com a polícia secreta da Alemanha nazista de Adolf Hitler.

Agora à tarde, filhos dos militares vão contar perseguições sofridas por seus pais. Na terça-feira, os militares da Marinha vão contar as perseguições e torturas sofridas na Força.

Fonte: Folha de São Paulo, 12/08/2013

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1325201-militar-diz-que-viu-stuart-angel-ser-torturado-na-base-aerea-do-galeao.shtml

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/08/12/militar-diz-que-viu-stuart-angel-ser-torturado-na-base-aerea-do-galeao-2/