Major Curió aceita depor na Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade, instalada pela Presidência da República para apurar crimes no regime militar, começa este mês acoronel-curio série de audiências com militares que participaram diretamente no combate a grupos subversivos.

O primeiro a ser ouvido é Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, um dos mais polêmicos personagens da ditadura. Convidado esta semana, ele aceitou depor para o grupo de trabalho em Brasília.

Em agosto passado, apesar da anistia ampla, Curió foi denunciado pelo MP Federal por sequestros e mortes de guerrilheiros no Araguaia (TO). A Justiça Federal do Pará acolheu ação do MPF contra Curió, por sequestro e morte de cinco guerrilheiros em 1973.

O militar mora em Brasília, tem 78 anos, e apesar do título é tenente coronel da reserva do Exército. Foi ele quem comandou o combate à Guerrilha do Araguaia nos anos 70.

Mais oficiais da reserva estão dispostos a falar e agendam ida à Verdade, no CCBB. O convite a Curió, o primeiro deles, foi decidido na última reunião da comissão.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/03/06/major-curio-aceita-depor-na-comissao-da-verdade/