Lançado “1964 – Um golpe contra o Brasil”, de Alípio Freire

O documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”, de Alipio Freire,  foi lançado no sábado,2, no Memorial da Resistência de São Paulo (Lgo. General Osório 66, próximo ao Metrô Luz).

 golpe_contra_brasill

Feito a partir de depoimentos de personagens que viveram, como militantes, aquele período, o filme discute as razões que levaram ao golpe civil e militar que derrubou o governo do presidente João Goulart.

 

Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo Jango, Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST João Pedro Stedile estão entre os personagens ouvidos.

 

O filme traz ainda uma série de depoimentos e revelações inéditas sobre as tentativas de golpe anteriores de Jânio Quadros, e o papel central dos EUA no golpe civil-militar dado no Brasil. O filme pretende ser um dos primeiros e mais contundentes materiais formativos acerca dos 50 anos do golpe, e deve ter como público fundamental, nas palavras do diretor, “os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras mais jovens, para que eles possam conhecer melhor nossa história e formarem a sua própria opinião”.

O filme é uma produção do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT – Televisão dos Trabalhadores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/03/04/lancado-1964-um-golpe-contra-o-brasil-de-alipio-freire/