Fórum visita Presídio do Ahú, futura sede do Memorial da Resistência

Comissão visita dependências do presídio do Ahú. Foto-Divulgação UFPR

Representantes do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça visitaram nesta quarta-feira o Presídio do Ahú, em cujas dependências funcionará o Memorial da Resistência, lembrando a luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do país. O Presídio do Ahú, hoje desativado, pertence ao Tribunal de Justiça do Paraná.

O TJ cedeu algumas dependências do Presídio para o Memorial da Resistência, o que foi confirmado na semana passada, em reunião com integrantes do Fórum.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor da Comissão de Obras do TJ, desembargador José Augusto Aniceto, e pelo desembargador Guilherme Luiz Gomes. Participaram da visita o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a professora Vera Karan, do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, o professor José Antonio Peres Gediel, da Secretaria da Justiça, o coordenador do grupo Tortura Nunca Mais, Narciso Pires, representantes do Ministério Público e outros integrantes do Fórum.

O TJ abriu para o Fórum de escolher entre duas alas do Presídio, cuja fachada será totalmente restaurada e preservada. Para o Fórum, é essencial que o Memorial seja de fácil acesso à população, e isso certamente definirá a escolha do local.

As celas, tanto as que foram ocupadas por presos políticos quanto aqueles reservadas aos presos comuns (inclusive o “porão”, um dos possíveis locais do Memorial) ainda estão intactas. São uma testemunha muda dos horrores sofridos pelos presos políticos brasileiros e que ainda hoje atingem os presos comuns.

 Fonte- Fórum Verdade

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/08/15/forum-visita-presidio-do-ahu-futura-sede-do-memorial-da-resistencia/