O filme chileno “No” abriu na terça-feira a mostra Cinema pela Verdade, promovida pelo Instituto Cultura em Movimento e pela Comissão de Anistia, com apoio do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Cerca de 100 pessoas compareceram à exibição no Anfi100, da Universidade Federal do Paraná.
Após a projeção, houve um debate com o professor de Comunicação Mário Messagi, o jornalista Luiz Manfredini e a advogada Ivete Caribé da Rocha, integrante da Comissão Estadual da Verdade.
O filme relata a campanha pelo “não” no plebiscito convocado pelo ditador Augusto Pinochet em 1988. Com muito humor, ele aborda a relação conflituosa entre a política e o marketing.
Debatedores ressaltaram também as singularidades do fim da ditadura chilena, com Pinochet permanecendo à testa do Exército ainda por dez anos.
A mostra prossegue na próxima terça-feira, 23 de julho, às 19 horas, também no Anfi100, com o filme “Eu me lembro”, uma produção da Comissão de Anistia sobre os presos políticos, as torturas, o exílio e o retorno ao Brasil. No dia 1º de agosto, será a vez de “Marighella”, sobre aquele que foi considerado pela ditadura militar o inimigo número um. Será no Teatro da Reitoria da UFPR.
Fonte- Fórum Verdade
Siga-nos!