O Núcleo de Preservação da Memória Política compartilha a exposição virtual “Transições – das ditaduras as democracias na América Latina”. A exposição reune imagens consideradas representativas das transições dos governos autoritários para as democracias de dez países, que são: Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, República Domicana e Uruguai. A preocupação ao montar a exposição foi escolher momentos emblemáticos da luta pelo retorno à democracia.
A proposta da organização de uma exposição fotográfica virtual foi feita pela representação regional da Coalizão Internacional dos Lugares de Memória e Consciência, órgão que reúne entidades que lutam pela preservação das memórias políticas de seus países, no ano de 2010, com a intenção de demonstrar a história política recente dos países da América Latina.
O Núcleo de Preservação da Memória Política, entidade de São Paulo, criada em maio de 2009 e primeiro membro brasileiro da Coalizão, se dispôs a ajudar a elaborar a parte referente ao Brasil , em conjunto com o Memorial da Resistência em SP, que também faz parte da Coalizão, como primeiro Lugar de Memória e de Consciência no Brasil . Foram escolhidas 3 fotos que, ao entender das duas entidades, possuem uma importância significativa na transição do nosso país de um regime ditatorial, ilegal e ilegítimo, para o caminho da Democracia que vivemos hoje
Acreditamos que a importância de se conhecer o passado, é para que violações aos direitos humanos como as praticadas no período ditatorial nunca mais se repitam. E compreendendo o passado, possamos entender o presente e construir um futuro de mais respeito aos direitos humanos e a dignidade humana.
A exposição foi traduzida para o português por Maria Carolina Bissoto, integrante do Núcleo de Preservação da Memória Política.
Fonte-Núcleo Memória
Mais fotos-http://www.flickr.com/photos/
Siga-nos!