4 paranaenses cassados pela ditadura ‘recuperam’ mandato

Em uma homenagem a perseguidos pela ditadura, a Câmara Federal devolveu ontem simbolicamente os mandatos de 173 deputados cassados pelo regime militar. Entre os “reempossados”, estão quatro paranaenses. Leo de Almeida Neves e

José Alencar Furtado participaram da sessão. Já os outros dois receberam uma homenagem póstuma: o ex-governador Moysés Lupion e Renato Celidônio. A sessão foi proposta pela Comissão Parlamentar da Memória, Verdade e Justiça, presidida pela deputada Luiza Erundina (PSB). Dos 173 homenageados, apenas 28 estão vivos.

Todos tiveram seus direitos políticos cassados entre os anos de 1964 e 1977. São deputados de diversas correntes ideológicas que se opuseram ao regime militar, incluindo até mesmo filiados da extinta Aliança Renovadora Nacional (a Arena), partido que deu sustentação política à ditadura.

Reivindicação

Mentora da homenagem, Erundina pede a revisão da Lei de Anistia

Mentora da homenagem aos cassados pela ditadura, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) aproveitou a solenidade para pedir a revisão da Lei de Anistia. “O Brasil é um dos poucos países do mundo, se não for o único, em que a Lei de Anistia beneficia os torturados e os torturadores, os criminosos e as vítimas”, afirmou Erundina.

Além dos quatro paranaenses (veja reportagem acima), algumas figuras conhecidas da política foram homenageadas: O ex-governador de São Paulo Mário Covas; o ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul Leonel Brizola; o candidato derrotada à Presidência em 2010 Plínio de Arruda Sampaio; além de Ivete Vargas, Chico Pinto, Rubens Paiva e Almino Affonso.

Almeida Neves, Furtado e Celidônio eram do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar, e foram cassados com base no Ato Institucional 5 (AI-5), editado em 1968. Neves perdeu o mandato em março de 1969. A ditadura usou quatro argumentos para cassá-lo. O mais “grave”, no entendimento dos militares, foi sua participação na Frente Ampla – grupo que pleiteava o restabelecimento da democracia no país e que era liderado por políticos de diferentes orientações ideológicas como Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Neves também fazia campanha para ser governador, o que irritou os militares – à época, parte do MDB ainda acreditava que haveria eleições estaduais em 1970.

Celidônio, primeiro deputado federal eleito por Maringá, também foi vítima do AI-5. Oriundo do extinto PTB, de João Goulart, ele foi cassado na mesma época que Neves. Já Furtado foi cassado em 1977. Na época, ele era o líder da bancada do MDB na Câmara, e o partido exibiu um programa de tevê com duras críticas ao governo. O então chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI), general João Batista Figueiredo (que vira a se tornar presidente), pediu a cassação dele e de outros três importantes líderes do partido: Ulysses Guimarães, Alceu Collares e Franco Montoro. Para evitar desgastes com a opinião pública, o então presidente, Ernesto Geisel cassou apenas o paranaense. Ele foi o último deputado a ser destituído pela ditadura.

Moysés Lupion, avô do atual deputado federal Abelardo Lupion (DEM), por sua vez, esteva na primeira lista de deputados cassados pelo Ato Institucional 1 (AI-1), em 1964. Ele foi acusado de enriquecimento ilícito quando era governador do Paraná e perdeu seu mandato por corrupção. A acusação de corrupção foi muito usada no início da ditadura para mascarar cassações por motivos políticos. Treze anos depois, ele seria inocentado das acusações. Lupion morreu em 1991.

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/12/07/4-paranaenses-cassados-pela-ditadura-recuperam-mandato/