A Comissão Estadual da Verdade realiza audiência pública nos próximos dia 5 e 6, em Apucarana, e promove oitivas sobre à Operação Marumbi e a morte do militante Antonio dos Três Reis de Oliveira, ocorrida em 1970.
A Operação Marumbi, que completa 32 anos, foi desencadeada em 1975, assim como a Barriga Verde, em Santa Catarina. O objetivo era desarticular um suposto movimento clandestino de reorganização do então Partido Comunista Brasileiro (PCB). Escudado no ainda vigente Ato Institucional número 5 (AI-5) e em outros instrumentos de exceção, o regime militar invadia residências, prendia, torturava e matava suspeitos de pertencerem aos quadros do PCB. Foi um período de terror promovido pelo aparelho estatal. No Paraná, a Operação Marumbi se concentrou em- Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Mandaguari, Apucarana, Rolândia, Guarapuava, Ponta Grossa, Paranavaí, Cianorte e Cascavel.A Operação Marumbi prendeu 106 pessoas, denunciou e processou 65 e condenou 15 suspeitos que lutavam pelo fim da ditadura militar no Brasil.
Antonio dos Três Reis de Oliveira- Antônio dos Três Reis Oliveira nasceu em Minas Gerais, mas sua infância e adolescência passou em Apucarana. Fez o curso ginasial no Colégio Nilo Cairo. Estudante de Ciências Econômicas na Faculdade de Apucarana, era membro da União Paranaense de Estudantes. Junto com José Idésio Brianesi, também assassinado pela ditadura, produzia programas para a rádio local. Era estudante quando foi preso no 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1968. Solto, entrou para a clandestinidade e assim estava quando desapareceu em 1970 ao lado da operária Alceri Maria Gomes da Silva. Seus corpos não foram achados.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 05 de agosto de 2013
14:00 – Abertura do Evento
- Composição da Mesa – Prefeito, Autoridades Locais, Membros da CEV/PR, Representantes dos CDH´s
- Desfaz a Mesa de Abertura
- Composição da Mesa para Oitiva (membros da CEV/PR, depoente e representantes dos 2 Centros de Direitos Humanos da Região)
14:30 – Oitivas Iniciais
– Osvaldo Alves
– Amadeu Felipe
– Arno Gissen
– Waldecyr Feltrin
– Lurdes “Manso Vieira”
18:00 – Intervalo
19:30 – Caso Três Reis
– Baltazar Eustáquio de Oliveira
– Maria do Socorro de Oliveira
– Isabel Brianezi
DATA: 06 de agosto de 2013
08:30 – Composição da Mesa para Oitiva
08:40 – Operação Marumby
– Pedro Agostinete Preto
– Nitis Jacon
– José Bueno Godoi
– Cleonice e Welington Borges (viúva e filho de Rodolfo Borges)
– Cristina Magella Vermelho
12:30 – Intervalo
14:00 – Operação Marumby
– Margarete Pimpão Ferreira
– Manoel Augusto Ornellas e Juliana Ornellas
– Josias Boscardin
– Elza Correia (Manoel Jacinto Correia)
– Wagner Oliveira e Tania Leomil
– Irondi Pugliese
– Clarice Valença (Jair Ramos Valença – a confirmar)
– Epaminondas Gomes Oliveira – a confirmar
– José Porfirio de Souza – a confirmar
Siga-nos!