Fonte: COLETIVO CATARINENSE MEMÓRIA, VERDADE, JUSTIÇA
Aula Publica: “Verdade histórica” com foco na análise do papel da imprensa ao fim do período da ditadura cívico- militar, na qual exerceu um papel importante na definição de quem seriam os heróis da redemocratização e quem seriam os esquecidos.
Dia 19 abril 2016, terça-feira, ás 18.30h, na sede do IDCH /UDESC na Rua Visconde de Ouro Preto, 457 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88020-040 – Fone: (48) 3664-8562.
Palestrante convidado: Reinaldo Lindolfo Lohn – Professor do Departamento de História da FAED/UDESC.
A Aula Publica será uma ação conjunta do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas – IDCH, juntamente com o Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça, para toda comunidade, com objetivo de intensificar o processo democrático coletivamente e assim consolidando um valor próprio da Justiça de Transição: o direito à reparação, à memória e à verdade. A ideia é que o professor e os participantes contextualizem a política brasileira do período relativo à repressão ditatorial com o atual momento político e o risco de outro golpe contra a democracia.
O Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça é um grupo formado por pessoas que sofreram a repressão nos anos da ditadura militar, inclusive tendo tido cerceado seus direitos e sido preso políticos, familiares de mortos e desaparecidos políticos, representantes de sindicatos, estudantes, outros movimentos sociais e defensores de direitos humanos. O Coletivo é aberto a todos que lutam pela:
- formação da memória, luta pelo estabelecimento da verdade histórica e pelo reconhecimento público das arbitrariedades e crimes cometidos durante a ditadura;
- memória e respeito a todos os presos, banidos, torturados, exilados e sobreviventes da ditadura civil/militar.
- cumprimento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade.
Contatos: e-mail: coletivosc@gmail.com
www.facebook.com/Memoriaverdadeejustica
Blog: coletivomemoriaverdadejusticasc.wordpress.com
Reuniões quinzenais as segundas-feiras, 17h30 na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Siga-nos!