Ato Públicos “Militares perseguidos e torturados e a Justiça de Transição”, dia 03 de junho, no Rio de Janeiro

Flyer MJ final_2

Será realizado no próximo dia 03 de junho, na OAB-RJ, Ato Público “militares perseguidos e torturados e a justiça de transição”. Ainda nas décadas de 40 e 50 e sobretudo a partir do golpe de 1964, diversos militares que se posicionaram contra o golpe foram perseguidos, presos, torturados, expulsos das forças armadas e muitos mortos pelo regime de exceção. O filme-documentário “Militares da Democracia: os militares que disseram não”, de Silvio Tendler retrata de maneira impar as histórias destes brasileiros, como Carlos Lamarca, Rui Moreira Lima, Onofre Pinto e tantos outros. O relatório da Comissão Nacional da Verdade apresenta relato substantivo sobre este grupo, incluindo um texto temático inteiro no segundo volume, intitulado: “Violações de direitos humanos no meio militar”.

 

O evento contará com a presença de Rosa Cardoso, membro da extinta Comissão Nacional da Verdade e que assume a partir de agora a coordenação dois trabalhos da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, substituindo o advogado Wadih Damous que se afastou para exercicio de mandato parlamentar na Câmara Federal.

 

Leia o relatório da CNV clicando aqui.

Assista abaixo o filme-documentário “Militares da Democracia: os militares que disseram não”, de Silvio Tendler

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2015/06/01/ato-publicos-militares-perseguidos-e-torturados-e-a-justica-de-transicao-dia-03-de-junho-no-rio-de-janeiro/