Curitiba: 30 anos do primeiro comício pelas Diretas

No próximo domingo, 12, completam-se  30 anos do primeiro comício pelas eleições diretas no Brasil, que lotou a Boca Maldita, em Curitiba. Mais de 30 mil  pessoas se reuniram na capital paranaense e participaram de um comício que daria início à onda de manifestações das ”Diretas Já”.

Comício pelas diretas já na Boca Maldita (Arquivo / Rubens Vandressen / Gazeta do Povo)

Comício pelas diretas já na Boca Maldita (Arquivo / Rubens Vandressen / Gazeta do Povo)

Em 2009, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o senador Álvaro Dias, então líder da organização do comício em Curitiba, revelou que Ulysses  Guimarães, presidente nacional do PMDB, queria que alguém organizasse o primeiro grande comício pela eleição direta. “Eu, como presidente do partido no Paraná, me dispus a organizar o evento em Curitiba”, afirma Alvaro. “Organizamos o comício em 12 dias e o resultado surpreendeu. Conseguimos reunir 60 mil pessoas na Boca Maldita.”, afirmou.

O senador conta ainda que o pioneirismo de Curitiba não ficou apenas na realização do primeiro grande comício das Diretas Já. Também foi a partir do evento de Curitiba que o locutor Osmar Santos passou a ser o apresentador oficial do movimento – o que ajudou a atrair artistas para a campanha.

Voto direto

A tentativa de eleger um representante político por meio do voto direto ocorreu pela primeira vez em 1983. Na ocasião, o deputado Dante de Oliveira (PMDB) apresentou Emenda Constitucional para tal finalidade.Em abril de 1984, o PMDB lançou oficialmente a campanha nacional de apoio à emenda, com o slogan “Diretas Já”. Porém a proposta de Oliveira foi rejeitada por não conseguir os dois terços mínimos necessários de votos para ser aprovada no Congresso Nacional.

Com a rejeição da emenda, o país realizou em 1984 sua última eleição indireta para presidente da República. O PMDB indicou Tancredo Neves e o PDS lançou Paulo Maluf. Tancredo venceu a disputa, mas foi internado um dia antes da posse, em 14 de março de 1985 e morreu no 21 de abril. Quem assumiu o mandato foi o vice, José Sarney.

A primeira eleição direta só ocorreria em 1989, quando Fernando Collor foi eleito primeiro presidente através do voto popular após 21 anos de regime militar.

 Fonte- Fórum Verdade com informações da Gazeta do Povo

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/01/09/curitiba-30-anos-do-comicio-das-diretas-ja/