Divulgado nomes de conferencistas e debatedores do FMDH

 

 

O Comitê Organizador do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) divulgou alguns nomes de conferencistas e debatedores que participarão do FMDH, entre 10 e 13 de dezembro, em Brasília. Ao todo, já foram confirmados 21 nomes.

 

 

 

Clique aqui para acessar a lista dos nomes confirmados.

 

Serão realizadas três conferências durante o Fórum: “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”, “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto” e “A transversalidade dos Direitos humanos”.

 

A Conferência sobre “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos” vai acontecer no dia 11 de dezembro. Para esse dia, está confirmada a debatedora Sara Victoria Alvarado, da Colômbia, que falará sobre “Direitos Humanos e Mobilização Social”; e os debatedores Tariq Ali, do Paquistão, Tonico Benites e Ela Wiecko Vokmer de Castilho, ambos do Brasil, que discutirão o tema “Reconhecimento e Direitos Humanos”. Sobre “Direito à Memória, Verdade e Justiça”, foram selecionados os seguintes debatedores: Baltasar Garzón, da Espanha, Julián Froidevaux, Argentina, e Rosa Maria Cardoso da Cunha, do Brasil.

 

A segunda Conferência trata sobre “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades”, que será realizada no dia 12 de dezembro, e contará com a presença dos conferencistas Leonardo Boff, do Brasil, e Hawa Abdi, da Somália. A programação ainda inclui três mesas de debates neste dia. Para o debate sobre “A Conquista de Direitos por Grupos Vulnerabilizados e a Democracia” estão confirmados Farzana Bari (Paquistão), Wanderlino Nogueira Neto (Brasil) e Amaranta Gómez Regalado (México). A mesa de debate sobre “Os Direitos humanos no Mundo do Trabalho” terá a presença de João Pedro Stédile e Leonardo Sakamoto, ambos do Brasil.

 

Para a programação do dia 13 e último dia do FMDH está prevista a conferência sobre “Transversalidade dos Direitos Humanos”. Participarão do debate sobre “Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências”, Alejo Vargas Velásquez (Colômbia) e Roberto de Figueiredo Caldas (Brasil). Já a mesa “Por uma Cultura de Direitos Humanos” contará com Alicia Cabezudo (Argentina) e Emir Sader (Brasil). E estarão no último debate, “Comunicação e Direitos Humanos” Frank de La Rue (Guatemala), Maria Pía Matta (Chile) e Catalina Botero (Colômbia).

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/11/11/divulgado-nomes-de-conferencistas-e-debatedores/