Nota de Pesar
O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça vem a público manifestar profundo pesar pela morte da jornalista, ambientalista e escritora Teresa Urban.
Teresa acima de tudo foi uma humanista, que lutou para melhorar o Brasil. Na juventude foi militante na Ação Católica e em grupos de resistência à ditadura militar, como a AP (Ação Popular) e a Polop (Política Operária). Por sua posição política, em defesa da democracia no Brasil, foi presa no final da década de 1960. Ao ser libertada, exilou-se no Chile entre os anos de 1970 e 1972. Quando retornou ao País, voltou a ser presa e torturada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais conhecidos agentes da repressão durante a ditadura militar brasileira. Anos depois, seria precursora da luta ambiental no Brasil, defendendo a preservação do meio ambiente, sem perder o foco nas pessoas mais carentes e desprotegidas pelo Estado.
Jamais abandonou a luta política. Percebeu, quando seus netos cresceram, que precisava contar a história dos que lutaram pela democracia no Brasil. Por isto, lançou o livro “1968 Ditadura Abaixo”.Teresa dizia que o livro era necessário para contar às gerações mais novas mais sobre este período.
Por sua luta e por sua história de vida, o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça expressa grande pesar e oferece todo o conforto à família e amigos, que sentirão falta desta grande ativista
brasileira.
Siga-nos!