Aula Pública “Entre a ditadura e a redemocratização: o papel da grande imprensa”

12948575_10206184848757295_2032636085_o

 

 

Fonte: COLETIVO CATARINENSE MEMÓRIA, VERDADE, JUSTIÇA

 

Aula Publica: “Verdade histórica” com foco na análise do papel da imprensa ao fim do período da ditadura cívico- militar, na qual exerceu um papel importante na definição de quem seriam os heróis da redemocratização e quem seriam os esquecidos.

 

Dia 19 abril 2016, terça-feira, ás 18.30h, na sede do IDCH /UDESC na Rua Visconde de Ouro Preto, 457 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88020-040 – Fone: (48) 3664-8562.

 

Palestrante convidado: Reinaldo Lindolfo Lohn – Professor do Departamento de História da FAED/UDESC.

 


 

 

A Aula Publica será uma ação conjunta do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas – IDCH, juntamente com o Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça, para toda comunidade, com objetivo de intensificar o processo democrático coletivamente e assim consolidando um valor próprio da Justiça de Transição: o direito à reparação, à memória e à verdade. A ideia é que o professor e os participantes contextualizem a política brasileira do período relativo à repressão ditatorial com o atual momento político e o risco de outro golpe contra a democracia.

 

O Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça é um grupo formado por pessoas que sofreram a repressão nos anos da ditadura militar, inclusive tendo tido cerceado seus direitos e sido preso políticos, familiares de mortos e desaparecidos políticos, representantes de sindicatos, estudantes, outros movimentos sociais e defensores de direitos humanos. O Coletivo é aberto a todos que lutam pela:

  • formação da memória, luta pelo estabelecimento da verdade histórica e pelo reconhecimento público das arbitrariedades e crimes cometidos durante a ditadura;
  • memória e respeito a todos os presos, banidos, torturados, exilados e sobreviventes da ditadura civil/militar.
  • cumprimento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade.

 


 

 

Contatos:  e-mail: coletivosc@gmail.com

www.facebook.com/Memoriaverdadeejustica

Blog: coletivomemoriaverdadejusticasc.wordpress.com

Reuniões quinzenais as segundas-feiras, 17h30 na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2016/04/05/aula-publica-entre-a-ditadura-e-a-redemocratizacao-o-papel-da-grande-imprensa/