A imprensa na Justiça de Transição: o problema da “cumplicidade civil” nos casos do Brasil e da Argentina – por Rodrigo Lentz

Bacharel em Direito e Advogado, atualmente é mestrando em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPOL-UFRGS) e bolsista CAPES. Dedica-se ao estudo das relações entre a justiça transicional e a cultura política, especificamente das intersecções entre o exercício de memória, a mídia de massas e a formação da cultura democrática. Também é membro dos grupos de pesquisa CNPQ Direito à Verdade e à Memória e Justiça de Transição e de Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST), sediado no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP).

Bacharel em Direito e Advogado, mestre em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPOL-UFRGS), dedica-se ao estudo das relações entre a justiça transicional e a cultura política, especificamente das intersecções entre o exercício de memória, a mídia de massas e a formação da cultura democrática. Também é membro dos grupos de pesquisa CNPQ Direito à Verdade e à Memória e Justiça de Transição e de Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST), sediado no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP).

 

“… direcionar efetivamente os esforços justransicionais para os setores civis,em especial a imprensa, representaria uma verdadeira investida na principal base da ditadura: a cultura autoritária das instituições e dos indivíduos.” Rodrigo Lentz.
[gview file=”https://forumverdade.ufpr.br/wp-content/uploads/Rodrigo-Lens-Tese-comunicação.pdf”]

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2015/06/24/a-imprensa-na-justica-de-transicao-o-problema-da-cumplicidade-civil-nos-casos-do-brasil-e-da-argentina-por-rodrigo-lentz/