Comitê Carlos de Ré: homenagem ao pianista Tenório Jr, desaparecido político no dia 18 de março de 1976

Fonte: Comitê Carlos de Ré

Comitê   Carlos  de  Ré  da  Verdade  e   Justiça  do  Rio  Grande  do  Sul

Datas importantes

 

No dia 18 de março de 1976, deu-se o sequestro e desaparecimento até os dias de hoje do pianista Tenório Jr. na cidade de Buenos Aires. Com o nome de “Lembranças”, na interpretação de Toquinho e Boca Livre, a canção composta em sua homenagem por Mutinho e Toquinho, numa produção do Comitê Carlos de Ré.

 

A maior ação criminosa estatal realizada nas terras da América tem sua data descomemorada desde 26 de março de 1976, quando a elite da Argentina usou a mão armada para vitimar seu próprio povo.

 

Do mesmo modo, desde 31 de março de 1964 o Brasil carrega a chaga do sequestro, tortura, mutilação, assassinato e desaparecimento de opositores ao regime usurpador instalado há 51 anos, com o agravante de que a impunidade dos mesmos segue estimulando a violência atual contra a população carente.

 

O Dia Internacional do Desaparecido Político é celebrado em todo o mundo na data de 24 de março.

 

 

Convite.

 

Na Assembleia Legislativa do RS, se fará a descomemoração do quartelaço de 1964, com ato no dia 31 de março às 18 horas, quando nosso Comitê fará presença. Através da publicação e entrega do Relatório Azul  anual da Comissão de Direitos Humanos daquela Casa, poderá a cidadania acessar em forma impressa o Relatório da Comissão Estadual da Verdade que cumpriu a tarefa regional de apoio à Comissão Nacional da Verdade.

 

Haverá entrega de livros, palavras formais, relato de vítimas, canções.

 

Homenagem.

 

A Avelmar Moreira de Barros, de profissão chacareiro, opositor assassinado por funcionários oficiais sob tortura em 24 de março de 1970 na Secretaria de Segurança do Estado do RS. Os culpados seguem impunes.

 

Comitê  Carlos  de  Ré  da  Verdade  e   Justiça  do  RS.

Premio dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul 2013.

 

“…pois não posso dar a outra face / se já fui machucado brutalmente…”

 

baner-blog-chris

Join the Forum discussion on this post

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2015/03/17/comite-carlos-de-re-homenagem-ao-pianista-tenorio-jr-desaparecido-politico-no-dia-18-de-marco-de-1976/