Homenagem em memória e saudade a Antonio Cunha Losada: nota da Rede Brasil Memória-Verdade-Justiça

12128_gd-2013051012194610-antonio-losada

“Antonio Losada é exemplo luminoso a todos quantos não se conformam com a injustiça e a desigualdade, com a exploração e a injustiça.”
25 de abril 1934 – 10 de abril de 2014

A Rede Brasil Memória-Verdade-Justiça* cumpre o dever de registrar o falecimento de Antonio Cunha Losada, ativista de nosso afiliado Comitê  Carlos de Ré da Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul.

 

Natural de Bagé, migrante proletário, alfaiate, dirigente sindical, militante socialista no PCB, preso e torturado varias vezes, sendo a última por seis anos até 1979 junto a seu irmão José Losada e a esposa Sonia Venancio Cruz, fundador e dirigente da VAR-Palmares, lider comunitário, vereador, cidadão emérito de Porto Alegre, Antonio Losada foi um dos criadores  do Comitê Carlos de Ré. Numa trajetória ímpar, superou a origem humilde, o terror do Estado Brasileiro, as carências econômicas, as perseguições profissionais e sindicais, para culminar no ano de 2013 com a recepção do Premio Estadual dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, categoria cidadão.

Na adversidade, criou uma família íntegra e guerreira, com duas meninas criadas nas filas de presidio:  Gorete (filha de Sonia Venancio Cruz) ,  e Marcia (filha de Eveline Losada, nascida com o pai no cárcere).

Às vésperas de completar 80 anos, Antonio foi velado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com a presença de bases comunitárias, lideres políticos, ex-governador Olívio Dutra e senadores , incluída uma corbeie da antiga companheira de lutas secretas, a Presidenta Dilma Roussef. Suas cerimonias de despedida  foram emocionantes  no aspecto pessoal, familiar e da militância, com  canções, orações , gritos de  ‘presente’ ao cidadão Antonio e ao ‘companheiro Joaquim’, tendo junto a seu corpo a camiseta amarela do Comitê.

 

Sessão Solene da Camara de Vereadores de Porto Alegre, outorga da Cidadania Emérita a Antonio Losada, 2013

Sessão Solene da Camara de Vereadores de Porto Alegre, outorga da Cidadania Emérita a Antonio Losada, 2013

 

Na adversidade, criou uma família íntegra e guerreira, com duas meninas criadas nas filas de presidio:  Gorete (filha de Sonia Venancio Cruz, falecida) ,  e Marcia (nascida com o pai no cárcere, filha de sua viúva Eveline).

O Comitê Carlos de Ré falou em nome  da Rede Brasil MVJ, lendo as mensagens de condolências enviadas pelos nossos ativistas e Comitês Civis  de todo o Brasil. Pontuou assim a memória e o legado de um trabalhador que dedicou toda sua vida à luta por um país melhor e que exatamente  por isso foi punido com o maior dos crimes.

 

Em memória de todos os que padeceram e resistiram à tirania, a Rede Brasil MVJ diz:

Antonio Losada, presente ! “

logo forum

* O Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça é membro integrante da Rede Brasil Memória-Verdade-Justiça.


À Coordenação da Rede Brasil MVJ.

        O Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça do RS agradece a referencia a Antonio Losada,  um de seus ativistas fundadores, ressaltando  nosso dever de reverenciar todos e cada um dos lutadores pela democracia, como ocorre agora nas datas redondas dos 50 anos do sacrifício de Alfeu Alcantara Monteiro, nos 45 de Carlos Marighella, nos 45 de Chael Schreier, nos 40 de Frei Tito, nos 45 de João Lucas Alves, nos 35 da descoberta da verdade sobre Ico Lisboa, e de tantos outros cidadãos e companheiros.

 

        O terrorismo de estado vitimou não só o ativista e o dirigente proscrito, mas também vitimou as familias de cada um deles e de seus amigos e colegas, intimidou todos os círculos de amizade, trabalho, escola e lazer dos perseguidos, no afã de dizer à sociedade brasileira que o ato de resistir ao  arbítrio seria punido com toda a violencia, espalhando assim o medo e a paralisia sociais.

 

        Para que não se esqueça, para que não mais aconteça: “Losada – presente !”.

        Atte,

        pp Comitê Carlos de Ré,

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/07/14/homenagem-em-memoria-e-saudade-a-antonio-cunha-losada-nota-da-rede-brasil-memoria-verdade-justica/