Comunicado `à respeito do prosseguimento das ações com relação ao Busto do Flávio Suplicy de Lacerda

fotosuplicyescrachoCom a intensão de construir o trabalho de revisão da História e da memória do Brasil
sobre o período da Ditadura Militar, protagonizado pelas Comissões da Verdade instituídas, todavia de responsabilidade de toda sociedade brasileira, informamos que nós do Levante Popular da Juventude trabalhamos com a possibilidade de devolver o busto do ex-Reitor da UFPR e ex-Ministro da Educação do General Costa e Silva, Flávio Suplicy de Lacerda à reitoria da UFPR mediante a realização de um Tribunal Popular – um júri simulado – que construirá um veredito a respeito das ações protagonizadas pelo Agente da Ditadura Flávio Suplicy de Lacerda.
Por afetar todo povo brasileiro acreditamos que o posicionamento definido por um
grande Tribunal Popular com participação de todos os interessados deva servir de orientação, ou subsídio, para decisão a ser tomada pelo Conselho Universitário da UFPR sobre a destinação do Busto.
Nos colocamos a disposição para construir esse Tribunal Popular juntamente com a
Reitoria da Universidade Federal do Paraná, a Comissão da Verdade da UFPR, a Comissão da Verdade da OAB-PR, a Comissão Estadual da Verdade e todas as demais instituições e entidades que se dispuserem a construir esse júri.
Indicamos que para uma boa construção deste processo, onde seja possível dar voz a
todas as partes envolvidas, é necessário um prazo mínimo. Este deve ser debatido junto com a Reitoria e as Comissões da Verdade e demais construtores. Desde já, o Levante Popular da Juventude sugere que este evento seja construído com o prazo mínimo de um mês a partir da data desta comunicação.
Sem mais, certos da intensão da Reitoria da UFPR em dar a melhor resolução para este
processo, esperamos contato para seguir na construção conjunta do Tribunal Popular e demais ações que se mostrarem necessárias.

Levante Popular da Juventude Paraná

29 de abril de 2014

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2014/04/29/comunicado-a-respeito-do-prosseguimento-das-acoes-com-relacao-ao-busto-do-flavio-suplicy-de-lacerda/