Cerimônia do Prêmio Herzog assume tom de denúncia ao falar da violência contra jornalistas

A cerimônia de entrega do 35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – na qual a Brasileiros recebeu troféu na categoria Revista, com reportagem de Wagner William – foi marcada pelas falas de denúncia do aumento da violência sofrida por jornalistas no exercício da profissão. Na abertura do evento, realizado no Memorial da América Latina na terça-feira, dia 22, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP, José Augusto Camargo, foi enfático: “Infelizmente a soci

22-10-2013: Entrega do Premio Vladimir Herzog. Foto: Luiza Sigulem

edade tem testemunhado uma série de agressões e ameaças aos jornalistas em seu trabalho cotidiano, o que configura, ao fim, um atentado ao direito dos cidadãos à informação e ao pleno funcionamento das instituições democrá

ticas”.

Camargo falou sobre situações críticas ocorridas durante as manifestações que tomaram as ruas do País em junho de 2013, nas quais jornalistas foram alvo de violência tanto por parte da polícia quanto de alguns manifestantes. “Uma onda de violência física contra jornalistas que não se via desde os mais duros anos da ditadura”, resumiu. Na mesma linha, o advogado Belisário dos Santos Jr., que também falou na premiação, disse que no último ano foram registrados 136 casos de ameaças, atentados, agressões, censura judicial e assassinatos contra jornalistas no exercício da profissão, o que representa um aumento de 172% em relação ao ano anterior. “A imprensa é algumas vezes autora das violações, mas em grande parte é a vítima. Ainda remanesce entre nós a campanha sórdida contra ‘essa turma dos direitos humanos’”, afirmou.

A cerimônia de premiação teve ainda ho

menagens aos jornalistas Perseu Abramo (in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Pereira, além da entrega de troféus aos vencedores das nove categorias (veja lista abaixo). Com a reportagem “O primeiro voo do Condor”, de Wagner William, a Brasileiros venceu na categoria revista.

Leia os principais trechos da fala de agradecimento do repórter: “Eu queria agradecer primeiro a Jair Krischke, que é o grande defensor da revisão histórica

sobre a Operação Condor. O homem que trouxe a público o informe 338 que provava que a união das ditaduras militares do Cone Sul não ocorreu no Chile em 1975, que sim, a operação foi criada no Brasil. Terrorismo oficial de Estado que ajudaria a manter as ditaduras forjadas no sangue de toda a America do sul. Agradeço ao Dr. Martin Almada, descobridor dos arquivos do Condor. Agradeço também à fundamental colaboração de Luiza Villamea, Daniela Cademartori, Luiz Malavolta e Luiz Claudio Cunha. À toda a equipe da Revista Brasileiros, ao belo trabalho do fotógrafo Marcos Pinto. E principalmente a Hélio Campos Mello, pela luta e coragem, pelo bem que faz ao jornalismo ao comandar uma revista que aposta em uma reportagem com mais de 60 mil toques. Quem faz isso hoje?”.

O trabalho de quatro meses de imersão de Wagner William  resultou em 20 páginas da edição 65. A reportagem investigativa retoma os passos do coronel brasileiro Jefferson Cardim de Alencar Osório, sequestrado, preso e torturado em Buenos Aires por policiais argentinos em dezembro de 1970.  “São páginas que revelam os segredos da união ‘dos porões’ da América do Sul no primeiro ato da Operação Condor. O texto acaba com a lenda de que foi a reunião de novembro de 1975, na Academia de Guerra do Exército em Santiago do Chile, que a Operação Condor se iniciou. Provamos que o Brasil liderou bem antes disso e foi o principal articulador”, revela William. A reportagem teve grande repercussão, tanto que em fevereiro deste ano, a Comissão da Verdade ouviu Jeffinho, filho mais novo do coronel, num depoimento que durou cinco horas. “A comissão me procurou, logo após a reportagem”, explica.

Confira a lista completa dos vencedores:

 – Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos)
Vencedor: Comissão da Verdade – Angeli (Jornal Folha de S. Paulo)
Menção Honrosa: A vulnerabilidade e a força das mulheres negras – Kleber Soares de Sales (Jornal Correio Braziliense)

– Fotografia
Vencedor: Depósito Humano – Jefferson Botega (Jornal Zero Hora)
Menção Honrosa: Nota 0 – Allan Douglas Costa Pinto (Jornal Tribuna do Paraná)

– Reportagem de TV
Vencedor: Adoção irregular – José Raimundo e equipe (TV Globo)
Menção Honrosa: SOS Criança – Marcelo Canellas e equipe (TV Globo)

– Documentário de TV
Vencedor: Carne osso: o trabalho em frigoríficos – Carlos Juliano Barros / equipe Repórter Brasil (GloboNews)
Menção Honrosa: Carandiru, a marca da intolerância – Bianca Vasconcellos e equipe (TV Brasil / EBC)

– Rádio
Vencedor: Voz Guarani-Kaiowá – Marilu Cabanãs e equipe (Rádio Brasil Atual)
Menção Honrosa: Dores do parto – Anelize Moreira e equipe (Rádio Brasil Atual)

– Jornal
Vencedor: Os Suruí e a Guerrilha do Araguaia – Ismael Soares Machado e equipe (Jornal Diário do Pará)
Menção Honrosa: Os arquivos ocultos da ditadura – Rubens Valente Soares e equipe (Jornal Folha de S.Paulo /DF)

– Revista
Vencedor: O primeiro voo do condor – Wagner Willian Knoeller (Revista Brasileiros)
Menção Honrosa:
– Caderno Especial: Subsídios para uma Comissão da Verdade da USP – Pedro Pomar e equipe (Revista Adusp – Associação dos Docentes da USP)
– Em busca da verdade – Fausto Salvadori Filho (Apartes – Revista da Câmara Municipal de São Paulo )

– Internet
Vencedor: Pelo menos um – Julliana de Melo Correia de Sá e Ciara Núbia de Carvalho Alves (Portal NE10)
Menção Honrosa: Infâncias devolvidas – Edcris Ribeiro da Silva Wanderley (Site Diário de Pernambuco)

– Categoria Especial – “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação”
Vencedores:
– Jornalistas assassinados no Vale do Aço – Mateus Parreiras de Freitas  e equipe (Jornal Estado de Minas)
– Existe terror em SP: o dia em que PMs atiraram ante aplausos e pedidos de não violência – Janaina de Oliveira Garcia (Portal UOL)

 

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2013/10/31/cerimonia-do-premio-herzog-assume-tom-de-denuncia-ao-falar-da-violencia-contra-jornalistas/