Teresa Urban conta em livro, memórias e fatos sobre 1968

A jornalista Teresa Urban  relança o  livro “1968 Ditadura Abaixo” na próxima quinta-feira, 25, durante as atividades da Caravana da Anistia em Curitiba.  A ideia de escrever o livro surgiu da necessidade de contar às gerações mais novas não só a própria experiência no movimento estudantil, mas também um pouco mais sobre a história do Brasil. Para elaborar o livro e dar corpo ao seu formato, Teresa conta que recebeu uma assessoria importante: a do próprio neto, na época  com quase 16 anos, e de outros jovens da mesma faixa etária que mostraram a ela como contar uma história para a geração atual. Assim, ela afirma que foi possível compreender o que é necessário para tocar o coração e a mente dos jovens e como conversar com eles. Outro fator importante, segundo a autora, é que o livro não termina em 1968, mas traz um pouco da história do que veio depois.

O livro utiliza diversas formas para contar os fatos, incluindo uma história em quadrinhos na qual João e Maria são os personagens principais, aliada a uma extensa variedade de informações curtas retiradas de livros e jornais da época, não só o que aconteceu em 1968, mas todos os fatos marcantes que antecederam e sucederam o ano que marcou a militância estudantil brasileira. As ilustrações foram feitas pelo quadrinhista, ilustrador e artista plástico Guilherme Caldas,  criador da história em quadrinhos. Ele conta que passou cinco meses trabalhando nas ilustrações do livro. Para tanto, assistiu ao filme “Lance Maior”, do cineasta Sylvio Back e afirma que procurou ser “o menos fantasioso possível, o mais fidedigno aos fatos e principalmente à forma como as pessoas se vestiam, falavam, ao que era moda na época”. O livro aborda o contexto do movimento estudantil em Curitiba e está ambientado na cidade, em 1968.

Serviço:

Relançamento do livro “1968- Ditadura Abaixo”

Sede da APP-Sindicato (av. Iguaçu, 880)  Horário- 19h30

 

 

Fonte- Com informações do  Instituto Ciência e Fé

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/10/19/teresa-urban-conta-em-livro-memorias-e-fatos-sobre-1968/