Secretário Nacional de Justiça acompanha trabalhos do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça

 

O Fórum Paranaense de resgate da Verdade, Memória e Justiça reuniu-se na última sexta-feira (21) com o Secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão, a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Kfouri Neto, para definir detalhes sobre o trabalho a ser executado no Paraná. O primeiro evento programado será a Caravana da Anistia, nos dia 25 de outubro, com um roteiro que passará por locais considerados marcos históricos da época da ditadura, em Curitiba .

A proposta é inaugurar no mesmo dia uma placa e monumento na Boca Maldita como homenagem aos que lutaram pelo direito a liberdade. A Comissão também realizará debates e palestras sobre o tema. No dia 26 de outubro, ocorre uma audiência pública de julgamento realizada pela Comissão da Anistia, no pleno do Tribunal da Justiça do Paraná.

Segundo o secretário Paulo Abrão, o Paraná tem mostrado uma grande união para planejar os rumos da Comissão no estado. “É muito gratificante ver a academia, a sociedade e o governo juntos numa iniciativa tão nobre, que vai contribuir para a conscientização das novas gerações sobre o período da ditadura”, declara.

De acordo com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o fato de a Secretaria ter acenado positivamente para o movimento vai contribuir para o crescimento da comissão. “O Paraná vai abrigar o primeiro Museu de Percurso alusivo ao período de exceção no país. É uma honra receber esta oportunidade para valorizar quem lutou por seus direitos naquela época”, afirma.

Os integrantes paranaenses do Fórum farão, até o dia 30 de setembro próximo, um levantamento dos processos abertos no estado relacionados à ditadura e que se encontram na Comissão de Anistia para serem submetidos a julgamento no dia 26 de outubro. Os interessados com processos que aguardam julgamento podem entrar em contato com o Fórum no portal e preencher o formulário eletrônico. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3360-5001 ou pelo e-mail forumverdade@ufpr.br, com Norton Nohama.

Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami

Fonte: portal da Universidade Federal do Paraná

Link permanente para este artigo: https://forumverdade.ufpr.br/blog/2012/09/25/secretario-nacional-de-justica-acompanha-trabalhos-do-forum-paranaense-de-resgate-da-verdade-memoria-e-justica/