Jornalistas, parlamentares e pesquisadores argentinos, brasileiros, chilenos, paraguaios, uruguaios e estadunidenses participarão do “Seminário Internacional sobre a Operação Condor”. O evento, que ocorrerá entre 4 e 5 de julho, pretende trazer ao Brasil uma perspectiva mais detalhada da ação conjunta organizada pelos governos militares na América do Sul entre as décadas 60 e 80.
O encontro é uma iniciativa das comissões da Memória, Verdade e Justiça (CMVJ) e de Direitos Humanos (CDHM). Nesta sexta-feira(29/6/12), às 10.00, a coordenadora da CMVJ, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), ofereceu uma coletiva para pormenorizar o motivo e os objetivos do conjunto de mesas redondas que serão realizadas. Ela estará acompanhada do presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, e do presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Roberto Siqueira de Barros. As duas entidades apoiam o evento.
Entre os convidados, confirmaram participação o ex militante contra a ditadura no Uruguai e atual deputado pelo partido Victoria del Pueblo (PVP), Luiz Puig Cardozo; o juiz federal argentino e autor de várias obras sobre a Operação Condor, Daniel Rafecas; o médico e militante pelos direitos humanos no Paraguai. Alfredo Boccia Paz; a professora e pesquisadora da universidade de Long Island (Nova York, EUA), J. Patrice McSherry, autora de vários livros sobre as ditadoras militares na América do Sul; a jornalista chilena Mónica González, fundadora e diretora da fundação Centro de Investigación Periodística; do ativista brasileiro pela defesa dos direitos humanos no Cone Sul, Jair Krischke.
Siga-nos!